quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Pedagogia da alternância


Introdução
A Pedagogia da Alternância é uma proposta educacional que respeita as peculiaridades regionais, valoriza o modo de vida do homem rural, seus costumes e valores, conseguindo adequar-se às complexidades existentes na Agricultura Familiar, diferenciando-se da educação urbana adotada em municípios com características rurais ou até mesmo no ensino agrícola. Essa proposta educativa para o meio rural procura relacionar o processo de educação com seu público alvo, conciliando o trabalho na propriedade rural com a educação, valorizando o conhecimento do aluno numa interação entre a escola-família-comunidade, utilizando a interdisciplinariedade e os temas geradores no processo de ensino-aprendizagem.

1.    Princípios a serem contemplados no Currículo;
         A primeira experiência de Pedagogia da Alternância surgiu na França na Década de 1930, quando as crianças do campo se recusavam a estudar na cidade. Assim, os pais dos alunos juntamente com um padre de um lugarejo no interior da França decidiram construir uma outra forma de organização da escola de modo que as crianças e os jovens pudessem permanecer no campo e articular conhecimento local e escolar.  As primeiras Maisons Familiales Rurales (Casas Familiares Rurais) se organizaram a partir dos seguintes princípios:
·         A constituição de uma associação de pais responsáveis por todas as questões relativas à escola, da demanda por sua criação às condições de funcionamento;
·         A alternância de etapas de formação entre a Maison Familiale (Escola Familiar) e a propriedade familiar como princípio norteador da prática pedagógica;
·         A composição de pequenos grupos de jovens (de 12 a 15 anos) sob a responsabilidade de um monitor como possibilidade de aplicação dos princípios pedagógicos da alternância;
·         A formação completa da personalidade, dos aspectos técnicos aos morais e religiosos, como pressuposto fundamental do ideal de educação a ser perseguido;
·         O desenvolvimento local sustentável como horizonte a nortear a relação entre as pessoas e o meio ambiente que habitam.

2.    Organização dos Tempos e Espaços Recomendados;
A escola é o lugar das relações educativas formais. O mundo atual, porém, exige que na escola sejam valorizados lugares em que acontece a educação, na sua vertente informal e não-formal. A roça, a mata, os rios ou o mar, as associações comunitárias etc. são lugares educativos que, às vezes, justamente por causa do contato diário, passam despercebidos, esquecidos no momento da elaboração dos planejamentos de ensino.
Em relação aos tempos pedagógicos, ainda há que se considerar a dinâmica da vida do campo, com os seus ciclos produtivos, período de pesca e turismo, épocas de chuvas, entre outros, que devem ser considerados na elaboração do calendário escolar, evitando, assim, a evasão ou um número excessivo de faltas de alunos em determinados períodos do ano. A LDB n. 9394/96 dá respaldo para que o calendário escolar seja organizado em função das particularidades de cada lugar.

3.    Objetivos Gerais da Aprendizagem, a serem atingidos;
O objetivo é contribuir para a formação de jovens e adolescentes que residem no meio rural, visando desenvolvê-los integralmente, nos aspectos econômicos, sociais, políticos e pessoais, apresentando benefícios e proporcionando o desenvolvimento sustentável.
A pedagogia oferece inúmeros meios para o ensino/aprendizagem em qualquer espaço ou território onde se encontra a vontade de aprender, a busca pelo conhecimento ou mesmo o desejo de conhecer. Esse conhecimento vem da família, dos amigos, da escola.

4.    Procedimentos Metodológicos Sugeridos;
A metodologia de ensino promove um enlace entre trabalho desenvolvido na propriedade e o conhecimento teórico adquirido, valorizando a experiência do aluno numa interação entre escola, família e comunidade, utilizando a interdisciplinaridade e os eixos temáticos no processo de aprendizagem. Assim, proporciona uma educação com formação integral que respeita as peculiaridades regionais, valorizando a história do homem do campo, sua cultura e valores.
A criação de diversos programas para atender as demandas do projeto de modernização e industrialização, como os programas de alfabetização de adultos, Missões Rurais de Alfabetização de Adultos, pois o campo era visto como lugar do atraso que precisava se modernizar.

5.    Materiais de Ensino e de Aprendizagem;
As Casas Familiares Rurais possuem instrumentos pedagógicos, tais como, Plano de Estudo com temas geradores escolhidos a partir de um diagnóstico da realidade local, Caderno de Pesquisa, Caderno de Acompanhamento sócio-profissional, Estágios, Avaliação do Processo Formativo, Visitas de estudo, Caderno Didático, Visita de Acompanhamento familiar, entre outros, que representa uma das característica específica da Pedagogia da Alternância. São estes instrumentos e atividades que podem fazer a diferença na educação do jovem agricultor. Se bem desenvolvidos pelos Monitores e educadores, eles podem fazer com que a alternância seja "um processo formativo contínuo que acontece na descontinuidade das atividades".

6.    Avaliação;
Avaliação se da através de atividades desenvolvendo projetos e aplicando técnicas que aprenderam em hortas, roças e criações colocando na  prática e teoria provocando uma interação entre os meios, que possibilitem o desenvolvimento dos jovens e suas respectivas famílias/comunidades.
7.    Exemplos de Boas Práticas;
As Escolas Famílias Agrícolas aparecem como uma alternativa viável para o desenvolvimento rural, porque elas visam justamente contribuir para o desenvolvimento sustentável, através do trabalho das associações das escolas, em projetos coletivos, que viabilizem o desenvolvimento da instituição, dos alunos, da comunidade e dos pequenos produtores. Elas podem contribuir para o desenvolvimento do campo, porque atuam na formação teórica e prática dos educandos, respeitando a sua cultura e seu meio, de forma que eles tenham conhecimentos técnicos e filosóficos que os favoreçam desenvolver a comunidade, bem como a si mesmos.


8.    Considerações da Equipe sobre o Trabalho Realizado;
A  Pedagogia da Alternância é uma proposta de educação voltada para o desenvolvimento do meio rural, permitindo a vivência de família e o meio rural  comprometido com o saber. Ela busca respostas à condição do campo, procurando resolver problemas a partir de uma tomada de consciência, sendo um instrumento de transformação e que tem como foco principal a realidade deste meio. Para tanto, conta com várias ferramentas pedagógicas orquestradas em um Plano de Formação, entendido como reflexo de um Currículo Integrado.

9.    Fontes Consultadas.

IMAGENS  REFERENCIA



3 comentários:

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    1. Olá fui convidada por Lucimar para conhecer o Blog
      Adorei a ideia contém bastante informação.
      A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos entre a escola com outros em casa. Isso é muito importante para o aluno para o seu desenvolvimento.

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    2. Olá fui convidada por Lucimar para conhecer o Blog
      Adorei a ideia contém bastante informação.
      A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos entre a escola com outros em casa. Isso é muito importante para o aluno para o seu desenvolvimento.

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