A
Pedagogia da Alternância é uma proposta educacional que respeita as
peculiaridades regionais, valoriza o modo de vida do homem rural, seus costumes
e valores, conseguindo adequar-se às complexidades existentes na Agricultura
Familiar, diferenciando-se da educação urbana adotada em municípios com
características rurais ou até mesmo no ensino agrícola. Essa proposta educativa
para o meio rural procura relacionar o processo de educação com seu público
alvo, conciliando o trabalho na propriedade rural com a educação, valorizando o
conhecimento do aluno numa interação entre a escola-família-comunidade,
utilizando a interdisciplinariedade e os temas geradores no processo de
ensino-aprendizagem.
1. Princípios
a serem contemplados no Currículo;
A primeira experiência de Pedagogia da
Alternância surgiu na França na Década de 1930, quando as crianças do campo se
recusavam a estudar na cidade. Assim, os pais dos alunos juntamente com um
padre de um lugarejo no interior da França decidiram construir uma outra forma
de organização da escola de modo que as crianças e os jovens pudessem
permanecer no campo e articular conhecimento local e escolar. As primeiras Maisons Familiales Rurales
(Casas Familiares Rurais) se organizaram a partir dos seguintes princípios:
·
A constituição de uma associação de pais
responsáveis por todas as questões relativas à escola, da demanda por sua
criação às condições de funcionamento;
·
A alternância de etapas de formação entre a
Maison Familiale (Escola Familiar) e a propriedade familiar como princípio
norteador da prática pedagógica;
·
A composição de pequenos grupos de jovens (de
12 a 15 anos) sob a responsabilidade de um monitor como possibilidade de
aplicação dos princípios pedagógicos da alternância;
·
A formação completa da personalidade, dos
aspectos técnicos aos morais e religiosos, como pressuposto fundamental do
ideal de educação a ser perseguido;
·
O desenvolvimento local sustentável como
horizonte a nortear a relação entre as pessoas e o meio ambiente que habitam.
2. Organização
dos Tempos e Espaços Recomendados;
A escola é o lugar das relações educativas
formais. O mundo atual, porém, exige que na escola sejam valorizados lugares em
que acontece a educação, na sua vertente informal e não-formal. A roça, a mata,
os rios ou o mar, as associações comunitárias etc. são lugares educativos que,
às vezes, justamente por causa do contato diário, passam despercebidos,
esquecidos no momento da elaboração dos planejamentos de ensino.
Em relação aos tempos pedagógicos, ainda há
que se considerar a dinâmica da vida do campo, com os seus ciclos produtivos,
período de pesca e turismo, épocas de chuvas, entre outros, que devem ser
considerados na elaboração do calendário escolar, evitando, assim, a evasão ou
um número excessivo de faltas de alunos em determinados períodos do ano. A LDB
n. 9394/96 dá respaldo para que o calendário escolar seja organizado em função
das particularidades de cada lugar.
3. Objetivos
Gerais da Aprendizagem, a serem atingidos;
O objetivo é contribuir para a formação de
jovens e adolescentes que residem no meio rural, visando desenvolvê-los
integralmente, nos aspectos econômicos, sociais, políticos e pessoais,
apresentando benefícios e proporcionando o desenvolvimento sustentável.
A pedagogia oferece inúmeros meios para
o ensino/aprendizagem em qualquer espaço ou território onde se encontra a
vontade de aprender, a busca pelo conhecimento ou mesmo o desejo de conhecer.
Esse conhecimento vem da família, dos amigos, da escola.
4. Procedimentos
Metodológicos Sugeridos;
A metodologia
de ensino promove um enlace entre trabalho desenvolvido na propriedade e o
conhecimento teórico adquirido, valorizando a experiência do aluno numa
interação entre escola, família e comunidade, utilizando a
interdisciplinaridade e os eixos temáticos no processo de aprendizagem. Assim,
proporciona uma educação com formação integral que respeita as peculiaridades
regionais, valorizando a história do homem do campo, sua cultura e valores.
A
criação de diversos programas para atender as demandas do projeto de
modernização e industrialização, como os programas de alfabetização de adultos,
Missões Rurais de Alfabetização de Adultos, pois o campo era visto como lugar
do atraso que precisava se modernizar.
5. Materiais
de Ensino e de Aprendizagem;
As
Casas Familiares Rurais possuem instrumentos pedagógicos, tais como, Plano de
Estudo com temas geradores escolhidos a partir de um diagnóstico da realidade
local, Caderno de Pesquisa, Caderno de Acompanhamento sócio-profissional,
Estágios, Avaliação do Processo Formativo, Visitas de estudo, Caderno Didático,
Visita de Acompanhamento familiar, entre outros, que representa uma das
característica específica da Pedagogia da Alternância. São estes instrumentos e
atividades que podem fazer a diferença na educação do jovem agricultor. Se bem
desenvolvidos pelos Monitores e educadores, eles podem fazer com que a
alternância seja "um processo formativo contínuo que acontece na
descontinuidade das atividades".
6. Avaliação;
Avaliação
se da através de atividades desenvolvendo projetos e aplicando técnicas que
aprenderam em hortas, roças e criações colocando na prática e teoria provocando uma interação entre
os meios, que possibilitem o desenvolvimento dos jovens e suas respectivas
famílias/comunidades.
7. Exemplos
de Boas Práticas;
As
Escolas Famílias Agrícolas aparecem como uma alternativa viável para o
desenvolvimento rural, porque elas visam justamente contribuir para o
desenvolvimento sustentável, através do trabalho das associações das escolas,
em projetos coletivos, que viabilizem o desenvolvimento da instituição, dos
alunos, da comunidade e dos pequenos produtores. Elas podem contribuir para o
desenvolvimento do campo, porque atuam na formação teórica e prática dos
educandos, respeitando a sua cultura e seu meio, de forma que eles tenham
conhecimentos técnicos e filosóficos que os favoreçam desenvolver a comunidade,
bem como a si mesmos.
8. Considerações
da Equipe sobre o Trabalho Realizado;
A Pedagogia da
Alternância é uma proposta de educação voltada para o desenvolvimento do meio
rural, permitindo a vivência de família e o meio rural comprometido com o saber. Ela busca respostas
à condição do campo, procurando resolver problemas a partir de uma tomada de
consciência, sendo um instrumento de transformação e que tem como foco
principal a realidade deste meio. Para tanto, conta com várias ferramentas
pedagógicas orquestradas em um Plano de Formação, entendido como reflexo de um
Currículo Integrado.
9. Fontes
Consultadas.
IMAGENS
REFERENCIA
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ResponderExcluirOlá fui convidada por Lucimar para conhecer o Blog
ExcluirAdorei a ideia contém bastante informação.
A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos entre a escola com outros em casa. Isso é muito importante para o aluno para o seu desenvolvimento.
Olá fui convidada por Lucimar para conhecer o Blog
ExcluirAdorei a ideia contém bastante informação.
A vida no campo também ensina. Esse é o preceito básico da Pedagogia de Alternância, proposta usada em áreas rurais para mesclar períodos entre a escola com outros em casa. Isso é muito importante para o aluno para o seu desenvolvimento.