sábado, 24 de setembro de 2016

Educação inclusiva

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA:


A inclusão na área educacional, propõe a aceitação das diferenças do outro, se por em seu lugar, e oferecer condições de interação e acessibilidade,respeitando e trabalhando sua capacidade de aprendizagem, desenvolvendo métodos e práticas pedagógicas que visem seu desempenho de forma individual e em grupo, através de atividades diversificadas, com a intervenção do professor, quando necessário e principalmente de maneira espontânea, trabalhando esses fatores primordiais será alcançado os objetivos centrais do ensino e aprendizagem, seguindo um currículo apropriado para o desempenho cognitivo e sócio-cultural do ser humano, será possível obter êxito no contexto Avaliativo, de forma contínua, observando e acompanhando a aquisição do conhecimento. com o apoio da família, comunidade, serviços especializados, como uma das alternativas de integrar o educando no mundo que está inserido.

A Sala de Recursos como Apoio à Inclusão

Ao se fazer opção pela construção de um sistema educacional inclusivo, em consonância com os postulados da Declaração de Salamanca (1994), é iniciada, no Brasil, uma reconfiguração das modalidades de atendimento e serviço aos alunos com deficiência, entre as quais figura a sala de recursos.

No texto das Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (BRASIL, 2001) encontra-se o conceito desse serviço de apoio à inclusão, pelo qual deve ser desenvolvido o atendimento educacional especializado (AEE) na escola, envolvendo-se professores com diferentes funções:

Salas de Recursos: serviço de natureza pedagógica, conduzido por professor especializado, que suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes comuns [...]. Esse serviço realiza-se em escolas, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a alunos de escolas próximas, nas quais ainda não exista esse atendimento. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum. [...]. (BRASIL, 2001, p.50).


- O tema referido, têm por finalidade relatar e trabalhar os diversos métodos e práticas, para a integração do ser humano, através da interação e o respeito mútuo, aceitando as diferenças e se colocando na posição do outro.

- Essa pesquisa proporcionou o conhecimento das várias formas de inclusão, na área educativa
enriquecendo imensamente na formação profissional e pessoal do grupo.

Referencia
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000300009
EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário